O Que é um Totem?

 

Um Totem é um patrono espiritual, um espírito que aconselha e une seus protegidos, possibilitando-os agirem em conjunto e terem uma força em comum.

A sociedade Garou tem usado Totens desde o princípio de sua existência. Suas Tribos, seus Caerns e suas matilhas têm usado a patronagem de Totens há milênios.

 

"Totem é qualquer objeto, animal ou planta que seja cultuado como deus ou equivalente por uma sociedade organizada em torno de um símbolo ou por uma religião, a qual é denominada totemismo. Por definição religiosa podemos afirmar que é uma etiqueta coletiva tribal, que tem um caráter religioso. É em relação a ele que as coisas são classificadas em sagradas ou profanas. Segundo Schoolcraft, analisando os termos dos totens tribais da América do Norte, "o totem, diz ele, é na verdade um desenho que corresponde aos emblemas heráldicos das nações civilizadas e que cada pessoa é autorizada a portar como prova da identidade da família à qual pertence. É o que demonstra a etimologia verdadeira da palavra, derivada de 'dodaim', que significa aldeia ou residência de um grupo familiar".

 

 

 

Fonte ou Chafariz

As fontes são criadas e trabalhadas de acordo com a vontade do cliente e trazem renovação de energia ao fluir constante da água, nunca deixando a estagnação alcançar.

 

 

 

 

 

 

 

 

Uma das matérias primas usadas,  "Concreto celular"

O concreto celular é o resultado da mistura de cimento, cal, areia, alumínio em pó e outros materiais silicosos. O processo de união desses materiais é feito de forma industrializada onde a autoclavagem, que é a  cura a vapor sob pressão de 10 atmosferas e temperatura de 180º, é a fase mais importante da produção.
 
O concreto celular é utilizado basicamente na construção civil. A forma dele é semelhante à madeira onde pode ser serrado, pregado, furado, lixado, etc. Mas o enfoque que daremos aqui é o do concreto celular sendo usado como matéria-prima artesanal. Artesãos e artistas plásticos vêm trabalhando em cima disso com esculturas e peças de arte. 
 
Curiosidade - A técnica do concreto celular foi descoberta na Suécia, em 1924. O produto está presente no mercado de construção em mais de 50 países de diferentes condições climáticas, sócio-econômicas e tecnológicas. Suas principais características são: baixo peso específico, resistência à compressão, isolação térmica, incombustibilidade, trabalhabilidade e precisão de medidas.


  

 

 

 

Além de todo o conhecimento para esculpir Totens, Carrancas e Crop Circles os trabalhos são personalizados e encomendados de acordo com o desejo do cliente. Dessa maneira já foram esculpidas fontes, deuses, moais entre outros.

Confira abaixo um pouco do significado das formas.

 

AS CARRANCAS:
O QUE SÃO E QUAL O SEU SIGNIFICADO

 No decorrer desses anos esculpindo, descobrimos que poucas pessoas sabem o significado de uma Carranca e sua importância cultural para nosso país, principalmente nas cidades que margeiam o "Veho Chico". Muitos associam-na à "magia negra" e alguns evangélicos, até ao próprio demônio personificado. Cada qual a medida de sua crença ou medo - mais medos e aculturações, do que crenças - atribuem-lhe características místicas.

 

Vejamos como o dicionário Luft as define: "Car.ran.ca  s.f. 1.cara feia, carregada  2.máscara  3. Figura de ornato em chafariz, proa de navio, etc. 4. Peça em forma de cara, para manter a veneziana aberta, ou Car.ran.ca  adj. 2g e s2g. Pessoa apegada ao passado."

 

E segundo  o Wikipedia: "As primeiras referências às carrancas datam de 1888 em livros de Antônio Alves Câmara e Durval Vieira de Aguiar . As carrancas eram construídas a princípio com um objetivo comercial, pois a população ribeirinha dependia do transporte de mercadorias pelo rio, e os barqueiros utilizavam as carrancas para chamar a atenção para sua embarcação. Em certo momento, a população ribeirinha passou a atribuir características místicas de afugentar maus espíritos às carrancas. Esta atribuição colocava em segundo plano o aspecto artístico da produção das carrancas, ou seja, como forma de manifestação cultural popular de uma região brasileira. Elas tinham um significado importante para as embarcações: Elas espantavam maus espíritos, ajudavam para que a embarcação não afundasse, livravam das tempestades e atraiam muitos peixes."

O Artista

Broll Jholl, nascido no litoral norte de São Paulo, mais precisamente Ubatuba cresceu como qualquer garoto cercado de natureza.

Nunca estudou arte e é um artista auto-didata.

Aos 20 anos começou a produzir suas primeiras peças e hoje aos 30 é autor de grandes obras.

 

Madeira / Barro / concreto celular / Cimento  - matérias e técnicas diferenciadas.